quarta-feira, 8 de março de 2017

Superfoods: chia e cúrcuma

Oiii, tudo bem?

Hoje eu venho com um dica especial que me ajudou muuuito no meu processo de mudança  alimentar. Eu incluí diariamente na minha rotina uma sementinha poderosa – a chia – e um pozinho mágico – a cúrcuma (também chamada de açafrão-da-terra).

Vocês provavelmente já ouviram falar delas, pois elas andam muito em voga. Não é para menos. A chia é pequenina, mas concentra em si muitos nutrientes e uma capacidade magnífica de deixar a pessoa que a ingere saciada – o que é ótimo para quem quer emagrecer, por sinal. #ficadica

Sementes de chia
Já a cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório – mais eficiente que a aspirina, segundo alguns estudos. Diminuir as inflamações internas do meu organismo foi fundamental para que eu me livrasse das crises de enxaqueca – afinal de contas, dores de cabeça são também resultado de inflamações na cabeça, ou em outras partes do corpo.

No vocabulário de Nutrição, a chia e a cúrcuma são chamadas de “superfoods”. Superfoods são alimentos de baixo teor calórico e altíssimo valor nutricional.

A chia, por exemplo, também possui componentes que agem como anti-inflamatórios. Além disso, ela sacia, previne o envelhecimento e faz o intestino funcionar melhor. No meu caso, a chia foi decisiva para a reorganização da minha flora intestinal, o que ajudou muito a diminuir as minhas crises de enxaqueca.

Sabe por que isso acontece? Porque o intestino está estreitamente ligado ao cérebro. Você já reparou como fica de bom humor depois de uma bem-sucedida ida ao banheiro? Rs. O contrário também é verdadeiro.
Cúrcuma em pó
Isso acontece, porque os processos intestinais estão bastante relacionados com os processos neurais, como eu disse acima. Reduzir inflamações no intestino – e a chia faz isso muito bem – reduz também as inflamações na cabeça, que podem se traduzir em crises de enxaqueca.


Portanto, a minha dica de hoje é esta: tentar incluir a chia e a cúrcuma na dieta, para colher os inúmeros benefícios delas. A cúrcuma eu tomo como suplemento. No caso da chia: fazer um bom suco de fruta com chia, ou um suco verde com chia, ou uma sopa quente com chia, resolve a questão. A chia é extremamente versátil, use isto a seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário